quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Cadeia de Eventos 86 - Racismo

Podcast 86 – I’ll be black

Mais uma vez o Podcast Cadeia de Eventos vem com um assunto relevante, sem meias palavras e com um time para tentar conversar de maneira civilizada sobre um assunto que a sociedade parece ter dificuldade de discutir:  O Racismo.
Diogo C. Scooby e Thiago Miani recebem o recluso e sábio Paulo Elache e o sempre controverso educador Roj Ventura para comentar 4 notícias pontuais sobre tal assunto e ainda indicar obras audiovisuais relevantes sobre o racismo.

Aperte o play e reflita!


Ou então baixe o arquivo no formato ZIP ou no formato MP3. (Clique com o botão direito do mouse e vá em "salvar destino como...)

Links comentados:

Vídeo Morgan Freeman:

10 comentários:

  1. Controverso educador... mas eu tô bem arranjado mesmo, viu...

    ResponderExcluir
  2. Ótimo podcast... só lamento não ter podido participar...

    ResponderExcluir
  3. Tenho algo a dizer sobre esse episódio, sou negão, sofro preconceito todo santo dia, ou é a porra da polícia, ou é a porra de um vendedor que acha que vou roubar barras de chocolate... Tudo é dificil, TUDO, eu tenho que engolir humilhações todos os dias por causa da cor da minha pele.

    Pra financiar qualquer coisa é um martírio, na dúvida as financeiras não retornam o contato, no fim quase tudo que compro é a vista, pq a burocracia é menor.

    Eu duvido que um decendente de Italiano ou Japonês passe por isso, vcs dizem que o passado deve ficar no passado, mas todo santo dia eu sinto na pele a herança de se ser decendente de escravos, TUDO é mais difícil, TODOS desconfiam, mas que porra de igualdade de oportunidade é essa que todos os brancos dizem que existe ?

    Eu ralei como um FDP pra entrar na melhor universidade do pais, eu era camelô e estudava entre uma venda de cigarro e outra, quando eu entrei passei por situações inacreditaveis, por causa da cor da minha pele. Meus pais, por terem pais negros que não tiveram oportunidade de estudar, assim como seus avós, seus bisavós etc...

    TUDO é mais dificil, pq eu nunca pude me dedicar totalmente nos estudos, sempre tive notas pouco acima da média, mas se eu não tivesse que ralar por causa da situação dos meus pais poderia ir melhor.

    Ser negro no brasil é carregar uma bola de ferro, que vai te atrasar o resto da sua vida, eu venci na vida, mas se eu não fosse negro, e não tive que provar a TODOS o tempo todo que a cor da minha pela não determina minha competencia, por que não posso relaxar e ter uma vida tranquila ?

    A condição social dos negros deve ser reparada sim, quotas é um caminho, bom ou não é um caminho. Minha vida seria muito melhor se eu não tivesse trabalhado desde os 14 pra ajudar minha familia.

    ResponderExcluir
  4. Acho que esse episódio é uma prova de que ainda temos muito caminho pra percorrer até que o racismo deixe de existir. Peço a vocês, por favor, no ano que vem não falem sobre questões raciais...

    Do jeito colocado fica parecendo que racismo é mania de perseguição dos negros e não um fato, então pergunto: Você gostaria de ser tratado como um negro é tratado pela polícia, lojistas e brancos em geral ?

    ResponderExcluir
  5. liquuid. Eu acho que devemos sim falar mais sobre esse assunto, inclusive colocando o seu (e de outrxs) interessante ponto de vista e abrir espaço para uma discussão mais profunda, e não propositadamente raza como foi a nossa. Nosso interesse é instigar a discussão, e não doutrinar as pessoas.

    Sei como é ser olhado com olhares desconfiados por logistas desde pequeno (corinthiano, maloqueiro e sofredor, graças a Deus) , nunca tive problemas com a polícia porém.

    De qualquer maneira, um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Descobri o podcast recentemente e este foi o primeiro episodio que escutei, gostei bastante mesmo!!!

    Achei o conteúdo bem informativo e relevante, aquele negocio de preconceito explicito e implícito foi muito bem definido e acho que foi mantido um equilíbrio muito bom falando também do racismo de negros para com caucasianos.

    O podcast foi muito bom, vou baixar os episódios mais antigos e continuar escutando!!! Até mais!!!

    P.S. Posso dizer que eu também tenho dificuldade em inventar números aleatórios!!! kkkkk

    ResponderExcluir
  7. Ouviram isso? http://historica.com.br/podcast/declaracao-historica-racismo

    ResponderExcluir
  8. Um tema interessante e sempre atual. Gostei de participar dessa conversa no Cadeia de Eventos, como sempre um ponto gostoso de discussões inteligentes :-)


    Abraços, Diogo e Thiago, grato pelo convite ;-)

    P.S.: Vejam esse vídeo sobre cotas https://www.youtube.com/watch?v=Avl-BFNFPzk

    ResponderExcluir
  9. Excelente cast pra variar.

    Se me permitem, um filme muito massa sobre o assunto é o TEMPO DE MATAR (1996), e tb uma animação da Turma da Mônica, "OS AZUIS" (segue link: http://www.youtube.com/watch?v=w_Dut12rQdA)

    Abz

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...